Destaco algumas dicas de como aumentar a qualidade no atendimento ao cliente e mantê-lo sempre disposto a comprar de você:
1 - Tenha interesse em resolver o problema dele, independente de qualquer coisa. Existem várias empresas do segmento em que você atua, e você tem que mostrar a sua diferença;
2 - Deixe claro a ele que sua empresa possui limites – técnicos, contratuais, de prazos – mas que possui a clara visão de como poderá ajudá-lo ou ao menos se esforçar para que ele seja prontamente atendido no que deseja;
3 - Faça perguntas específicas sobre o problema do cliente para identificar a necessidade dele;
4 - Quando conversar com o cliente, reproduza o discurso dele com suas palavras para confirmar o seu entendimento. Isso demonstrará que você dedicou seu tempo e atenção a ele;
5 - Dê sugestões para solucionar a questão, com base em sua própria experiência – não no que você acha que o cliente quer ouvir. Essa atitude irá gerar relacionamento direto com ele, por meio da identificação. Ele verá que do outro lado da linha existe uma pessoa que já passou pela mesma questão;
6 - Sempre forneça um retorno de como está o andamento daquele atendimento, para tranquilizar o cliente. Ele não tem a obrigação de entrar em contato com você para acompanhar o status;
7 - Prometa apenas o que você e a sua empresa poderá cumprir;
8 - Ouça o que o cliente tem a dizer, mesmo que a situação já tenha sido solucionada. Ele quer ter certeza que tomou a decisão certa;
9 - O papel de uma boa empresa é mostrar interesse e empenho em solucionar uma questão, e não economizar tempo para ‘se livrar daquele abacaxi’. Nunca demostre que quer se livrar daquele problema ou do cliente.
Cuidado! Seu concorrente estará inconformado pela perda e ficará rondando o seu cliente, esperando que você “pise na bola”. Pense nisso!